A fisioterapeuta realiza periodicamente liberação miofascial no atleta bodybuilder para prevenir lesões e aliviar dores musculares
Os atletas são expostos a esforços físicos extremos durante seus treinos e competições. A sobrecarga e o esforço repetitivo são as principais causas de lesões e aparecimento de tensões musculares.
Diante disso, a fisioterapia trouxe um conjunto de técnicas específicas voltadas para a otimização da recuperação física e prevenções às lesões. As terapias manuais vem sendo cada vez mais utilizadas por proporcionar diversos benefícios aos atletas. Um ótimo exemplo é a liberação miofascial, que é muito indicada em protocolos de recorvery, por ser uma massagem em que o fisioterapeuta utiliza técnicas voltadas para liberação dos pontos gatilhos, relaxamento muscular e liberação da fáscia muscular (fáscia é um tecido conjuntivo conectivo que reveste os músculos).
Esse procedimento fisioterápico proporciona ao atleta regeneração muscular mais rápida, diminuição das dores, aumento da capacidade de ativação das fibras musculares, aumento do rendimento nos treinos, previne lesões, trata desequilíbrios musculares, diminuição das sensação de rigidez muscular e de fadiga.
No caso do bodybuilder Bboy, o que se faz são procedimentos para que ele não se lesione devido a sobrecarga a que é exposto em seus treinos. Também devido a sobrecarga, o músculo tensiona muito e isso o prejudica, já que um músculo tensionado não consegue recrutar suas fibras com eficiência, fazendo com que o rendimento dele seja menor.
Beijo, abraço, saúde, fique com Deus e até a próxima...
Comments