Torneio é recorde em número de atletas em eventos do circuito mundial. Semis e finais da categoria principal ocorrem neste sábado com transmissão do Sportv 3. Evento termina no domingo
O Macena Open é um sucesso e unanimidade diante dos atletas. Evento recorde no circuito mundial da Federação Internacional de Tênis e Confederação Brasileira de Tênis com 1.680 atletas e 2.640 inscrições, o torneio vem sendo elogiado pelas principais personalidades do esporte.
Marco Garavini, ex-número 1 do mundo e multicampeão mundial, um dos maiores nomes do Beach Tennis, está pela primeira vez em Alagoas e curtindo o local: "A organização do torneio está muito legal, bastante gente vendo o jogo, eu gosto dessa atmosfera, gosto de jogar dessa forma", apontou o atleta que está nas quartas de final do evento e até o momento não teve tempo de curtir a Praia do Francês: "Quando terminar o torneio voltarei para a Itália, mas porque não um dia voltarei de férias com minha namorada".
Atual quinto do mundo, o francês Nicolas Gianotti é o principal favorito ao lado do italiano Mattia Spoto, 3º, e está impressionado: "É um torneio incrível, lugar é lindo, organização muito boa, a quadra central é muito grande e bonita, bastante público e todo mundo é fã do Beach Tennis, isso é muito legal, uma praia linda, é perfeito", disse o jogador que ao lado do italiano vem do troféu no torneio do Recife (PE) na última semana: "O sol graças a Deus veio depois de uns três dias de chuva e tempestade. Ainda não tivemos tempo de curtir a praia pois estamos focados em ganhar o torneio e quando não estamos jogando vamos para o hotel para descansar o máximo possível".
Patrícia Diaz, número seis do mundo, ex-líder do ranking mundial, acredita que o torneio pode superar o mais tradicional evento do esporte realizado em Aruba: "Queria parabenizar todos que convivem com essa grande organização não é fácil lidar com mais de 1.600 atletas, eles estão fazendo com que todos se sintam bem tratados desde os profissionais até os amadores. O Beach Tennis está mostrando que tem pessoas mais preparadas para organizar grandes eventos. Como atleta sinto muito orgulho de ver como está se tornando o Beach Tennis em diferentes lugares, agora não é só Aruba torneio grande em lugares bonitos com muita qualidade de jogadores, quadra central linda, são coisas positivas"
"Aruba tem sido uma grande referência com toda experiência do mundo. Os organizadores aprenderam. O Macena Open já é o maior em número de atletas e pode ser maior que Aruba, isso vai acontecer aqui no Brasil. Aruba acaba reunindo atletas de todos os países, aqui são 80% brasileiros (atletas de nove países), mas no futuro como este torneio está sendo cada vez mais conhecido, vão vir mais e mais pessoas de fora, tem potencial de crescimento".
O italiano Alex Mingozzi, ex-número 1 do mundo e radicado em Porto Alegre (RS), capitão da Seleção Brasileira de Beach Tennis, tricampeão mundial com o país, já rodou todos os eventos do planeta e comentou: "É um torneio criado e pensado em um local muito lindo, com muito potencial, muitos atletas participando no PRO e nos Amadores. Apesar do tempo não ter ajudado, estamos com sol hoje e teremos grandes jogos. Fizeram um grande esforço para realizar nesse local lindo e com certeza este será um torneio de referência nos próximos anos no circuioto mundial. Linda estrutura, quadra central maravilhosa, quadras laterais bem organizadas".
O evento segue nesta sexta-feira com jogos das oitavas de final e quartas de final do Profissional Masculino e Feminino com premiação total de US$ 40 mil sendo 470 pontos no ranking mundial. O dia tem também jogos do torneio de Duplas Mistas no amador e ao todo são 600 partidas disputadas.
Alagoanos são superados nas oitavas do Macena Open
Não deu para a dupla alagoana formada por Eurico Cahu e Gabriel Padilha. Os jogadores de Maceió caíram nas oitavas de final do Macena Open, torneio recorde do Beach Tennis, com 1.680 atletas e jogado na Praia do Francês, em Marechal Deodoro.
Eles perderam por 6/2 6/3 da oitava melhor dupla do torneio formada pelos paulistas Gabriel Santos e Gustavo Russo: "Os meninos jogaram muito, estavam muito pra frente na quadra, tentamos usar o lob, deu certo em um primeiro momento, mas depois eles acertaram os smashes com muito mais firmeza", disse Padilha.
Eurico destacou o apoio do público que lotou a quadra central com cerca de duas mil pessoas: "O apoio público foi muito bom. Fomos além de nossas expectativas, não esperamos ganhar tantos pontos, jogamos mal no primeiro set, equilibramos no segundo set, mas poderíamos ter jogado um pouco melhor, mas é isso aí e treinar mais para o próximo e chegar melhor para 2023".
O sábado terá programação começando às 9h30 será o dia final do principal evento com as semis e finais com transmissão no Sportv 3 (uma semi feminina e masculina a partir das 13h e as duas finais a partir das 18h). O evento tem transmissão integral da quadra central pelo canal Play BT no Youtube.
Resultados Parciais desta Sexta-Feira (05/08):
Oitavas de Final - Masculino
Nicolas GIANOTTI (FRA) / Mattia SPOTO (ITA) [1] 6/4 6/0 Fabricio NEIS (BRA) / Miguel PERES (BRA)
Andre BARAN (BRA) [2] / Tommaso GIOVANNINI (ITA) 6/0 6/0 Joao Lauro CARNEIRO (BRA) / DIOGO CHAVES DONNER CARNEIRO (BRA)
Doriano BECCACCIOLI (ITA) [4] / Theo IRIGARAY (FRA) 6/1 7/5 Flavio AROUCA (BRA) / Hugo Cesar DOJAS (BRA)
Allan OLIVEIRA (BRA) [5] / Thales SANTOS (BRA) 6/2 6/3 Leonardo GARROSSINO BRANCO (BRA) / Daniel MOLA (BRA)
Vinicius FONT (BRA) / Marco GARAVINI (ITA) [6] 7/6 (7) 7/5 giovane CURY BUERES (BRA) / Breno LODIS (BRA)
Daniel SCHMITT (BRA) / Joao WIESINGER (BRA) [7] 6/4 6/4 Giovanni CARIANI (BRA) / Hugo PARONETTO RUSSO (BRA)
Gustavo RUSSO (BRA) [8] / Gabriel SANTOS (BRA) 6/2 6/3 Eurico Cahu DE LIMA NETO (BRA) / Gabriel PADILHA (BRA) vs.
Diego BOLLETTINARI (ITA) / Antonio Miguel RAMOS VIERA (ESP) [3] 6/4 6/4 Thiago CRISTIANO MARANHAO (BRA) / Ricardo Garcia DOS SANTOS (BRA)
Oitavas de Final - Feminino
Sofia CIMATTI (ITA) / Nicole NOBILE (ITA) [1] 6/1 6/0 Debora AMARO (BRA) / Barbara MUNIZ (BRA)
Patricia DIAZ (VEN) [2] / Rafaella MIILLER (BRA) 6/1 6/0 Julia SOUZA ROCHA (BRA) / Gabriela SATO (BRA)
Vitoria MARCHEZINI (BRA) / Marcela VITA (BRA) [3] 6/1 6/1 Elaine BRANCO (BRA) / Nicoli CASAGRANDE (BRA)
Sophia CHOW (BRA) [4] / Flaminia DAINA (ITA) 7/5 6/2 Samantha BARIJAN (BRA) / Raquel IOTTE (BRA)
Veronica CASADEI (ITA) / Joana CORTEZ (BRA) [5] 6/1 4/6 10/3 Isadora LOURENCO TRUSZ (BRA) / Julianna MARTINS (BRA)
Giulia TRIPPA (ITA) [6] / Veronica VISANI (ITA) 6/2 6/0 Manuela ARY (BRA) / Brenda RIQUE (BRA)
Lorena MELO (BRA) / Julia NOGUEIRA (BRA) [7] 6/1 6/3 Andrea DO VALLE (BRA) / Leticia SHIROZAKI CUNHA (BRA)
Marilia CAMARA (BRA) [8] / Flavia MUNIZ (BRA) 6/4 6/1 Isabela FERRARI GARRIDO (BRA) / Isadora PANSANI SIMOES (BRA)
Quartas de Final - Feminino
Sofia CIMATTI (ITA) / Nicole NOBILE (ITA) [1] vs Giulia TRIPPA (ITA) [6] / Veronica VISANI (ITA)
Lorena MELO (BRA) / Julia NOGUEIRA (BRA) [7] vs. Patricia DIAZ (VEN) [2] / Rafaella MIILLER (BRA)
Vitoria MARCHEZINI (BRA) / Marcela VITA (BRA) [3] vs. Marilia CAMARA (BRA) [8] / Flavia MUNIZ (BRA)
Veronica CASADEI (ITA) / Joana CORTEZ (BRA) [5] vs. Sophia CHOW (BRA) [4] / Flaminia DAINA (ITA)
Quartas de Final - Masculino
Nicolas GIANOTTI (FRA) / Mattia SPOTO (ITA) [1] vs. Allan OLIVEIRA (BRA) [5] / Thales SANTOS (BRA)
Vinicius FONT (BRA) / Marco GARAVINI (ITA) [6] vs. Andre BARAN (BRA) [2] / Tommaso GIOVANNINI (ITA)
Daniel SCHMITT (BRA) / Joao WIESINGER (BRA) [7] vs. Doriano BECCACCIOLI (ITA) [4] / Theo IRIGARAY (FRA)
Diego BOLLETTINARI (ITA) / Antonio Miguel RAMOS VIERA (ESP) [3] vs. Gustavo RUSSO (BRA) [8] / Gabriel SANTOS (BRA)
Programação Prévia:
5/08 - Duplas Masculino e Feminino e Início Duplas Mistas Amador
6/08 - Finais Duplas Masculina e Feminina Profissional e Início Duplas Amadoras Masculino e Feminino
7/08 - Eliminatórias/Finais Duplas Amadoras e Duplas Mistas Profissional + Torneio BT 10 (sem premiação)
Comentarios