top of page
Buscar

Jogos Estudantis de Alagoas começam neste sábado com mais de 7.500 estudantes na disputa

Atualizado: 9 de nov. de 2023

Abertura oficial será no dia 20 de julho com a presença do governador Paulo Dantas


Garotos comemoram vitória na partida com torcedores ao fundo.
Foto: Célio Jr

A fase estadual dos Jogos Estudantis de Alagoas (Jeal) 2023 começa neste sábado (15) e vai reunir mais de 7.500 estudantes de escolas das redes pública e particular de ensino. O calendário está definido e segue até o dia 26. A abertura oficial será no dia 20 com a presença do governador Paulo Dantas.

“Os jogos estudantis representam uma grande oportunidade de integração entre os atletas, porque educação e esporte devem caminhar sempre juntos. É dessa forma que o Governo de Alagoas garante a formação integral dos nossos estudantes, estimulando valores como a ética, a disciplina e a cooperação. A comunidade escolar só tem a ganhar com tudo isso. E estamos certos de que este será o maior Jeal de todos os tempos”, afirmou o secretário de Educação Marcius Beltrão.

Participam da fase estadual os estudantes-atletas que se classificaram na etapa regional, finalizada no dia 19 de junho. Os jogos serão disputados em Maceió em nove locais de competições. As delegações do interior começam a chegar na sexta-feira (14) e darão início ao credenciamento.

Os jogos

O Jeal é organizado por meio de uma parceria tripla entre as secretarias de Estado da Educação; Esporte, Lazer e Juventude (Selaj) e Federação Alagoana de Esportes Colegiais (Faec). Serão disputadas 23 modalidades, sendo 19 individuais e quatro coletivas.

“O Governo de Alagoas reforça o seu compromisso com o esporte e a educação em Alagoas. Teremos a maior edição da competição esportiva e estudantil do Estado, construída à base da parceria da Seduc, grande contribuição das gerências regionais de ensino e a Faec, promovendo a integração, o espírito esportivo e despertando o cidadão em cada jovem participante”, afirmou a secretária do Esporte, Lazer e Juventude, Angela Stemler.

Os esportes individuais e de duplas da edição 2023 do Jeal são: atletismo, atletismo adaptado, vôlei de praia, wrestling, badminton, ciclismo, beach tênis, futevôlei, ginástica artística, xadrez, judô, taekwondo, karatê, tênis de mesa, natação, esgrima, triathlon, tiro ao arco e ginástica rítmica. Já as modalidades coletivas são basquete, voleibol, handebol e futsal.

Para o presidente da Faec, Irã Cândido, “iniciar mais um Jeal é uma grande honra para todos, não só para os estudantes, atletas, mas também para técnicos e familiares. Nós estamos na organização e sempre é uma honra vivenciar um sonho e mais ainda, quando todo mundo sonha junto e faz acontecer. O esporte colegial deve ser sempre exaltado e o Jeal vem fortalecer os princípios colocados em prática pela Faec, incentivando a prática esportiva desde cedo e dentro do ambiente escolar”.

Vagas em competições nacionais

Os vencedores da etapa regional se classificam para a etapa estadual do Jeal, que ocorre na segunda quinzena de julho em Maceió. Os ganhadores da etapa estadual seguirão para quatro competições diferentes: a primeira se refere aos Jogos Escolares da Juventude (JEJ), para a categoria juvenil (15 a 17 anos), no mês de setembro, em Ribeirão Preto (SP). Em novembro, será a vez das Paralimpíadas Escolares, em São Paulo, e os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), para atletas do infantil (12 a 14 anos), que ocorre de 28 de outubro a 10 de novembro em Brasília. Já Salvador (BA) sediará o Brasileiro de Futsal para atletas de 15 a 17 anos em data a ser definida.

Comments


bottom of page